Era uma vez um garotinho muito curioso chamado Miguel. Ele adorava explorar e descobrir coisas novas. Um dia, enquanto brincava no quintal, Miguel avistou um pequeno buraquinho no alto do muro. Como ele não alcançava, ficou intrigado, imaginando o que poderia estar escondido ali dentro.
Todos os dias, Miguel passava boa parte do tempo vigiando o buraquinho, esperando pacientemente que algo acontecesse. Ele inventava histórias incríveis sobre o que poderia haver ali. Talvez fosse a casa de um pequeno dragão ou quem sabe a entrada para um mundo mágico.
Um dia, enquanto observava o buraquinho, Miguel teve uma grande surpresa. Uma pequena lagartixa colocou a cabeça para fora, piscando os olhinhos brilhantes. Assustada ao ver Miguel, a lagartixa rapidamente voltou para dentro do buraco.
Miguel ficou encantado com a descoberta. Ele sentiu que havia feito um novo amigo. A partir daquele dia, ele levava mosquitos que ele caçava dentro de casa (mosquitos que viviam querendo pousar na sua comida) e deixava perto do buraquinho, na esperança de que a lagartixa aparecesse novamente.
E assim, Miguel descobriu que a curiosidade pode levar a surpresas maravilhosas e que, mesmo as menores descobertas, podem encher o coração de alegria e amizade.