Era uma vez um jovem galinho chamado Pio. Pio sonhava em ser o galo alfa do galinheiro e acordar todos com seu canto forte e melodioso. Ele imaginava o quanto seria emocionante ver todos os animais da fazenda despertando com seu canto ao raiar do sol.

Um dia, o velho galo, que sempre cumprira essa nobre tarefa, decidiu que era hora de partir para um merecido descanso. Pio viu ali a oportunidade que tanto esperava! Ele se arrumou todo, fez gargarejo para preparar a voz e foi dormir cedo, determinado a acordar bem cedo e dar um verdadeiro espetáculo.

Mas a ansiedade e a empolgação eram tantas que Pio mal conseguia dormir. Ele rolava na cama de palha, tentando imaginar cada detalhe do grande momento. Quando finalmente conseguiu pegar no sono, já estava quase na hora do sol nascer. Pio dormiu profundamente e… passou da hora de acordar!

Na manhã seguinte, todos os animais acordaram confusos. Onde estava o canto do novo galo? Pio acordou assustado e ao perceber que tinha perdido a hora, sentiu uma enorme vergonha. Ele caminhou cabisbaixo pelo galinheiro, evitando os olhares dos outros animais.

Mas, para a surpresa de Pio, os outros animais não estavam chateados. Pelo contrário, eles vieram até ele, deram-lhe apoio e palavras de encorajamento. Eles explicaram que todos temos dias ruins e que isso não significava que Pio não podia ser o grande galo alfa do galinheiro.

Com o apoio dos amigos, Pio ergueu a cabeça, sentindo-se um pouco melhor. Ele sabia que teria outra chance e que, com paciência e prática, um dia seu canto seria forte e melodioso, acordando todos os animais da fazenda.

E assim, Pio aprendeu que os erros fazem parte do caminho e que, com determinação e amigos ao lado, podemos superar qualquer desafio.