Era uma vez uma pequena bexiga vermelha chamada Valente. Valente vivia em uma loja de brinquedos e sonhava em voar pelos céus e ver o mundo lá de cima. Um dia, um garoto chamado João comprou Valente para uma festa de aniversário. Ele amarrou Valente em seu pulso para que ela não fugisse.
No entanto, Valente era uma bexiga muito curiosa e, durante a festa, conseguiu se soltar do pulso de João e começou a subir, subir e subir. “Uau, estou livre!”, pensou a bexiga enquanto flutuava suavemente pelo ar.
Valente passou por cima de casas, árvores e parques e viu todas as crianças brincando. Ela voou por cima de um rio brilhante e observou peixes saltando para fora da água. A cada momento, Valente subia mais alto e vivia novas aventuras.
Ao chegar nas nuvens, elaencontrou um grupo de pássaros que estavam cantando alegremente. “Olá, pequena bexiga!” saudaram os pássaros. Valente respondeu: “Olá, amigos! Estou voando para ver o mundo lá de cima.”
Os pássaros se juntaram a ela e a guiaram pelo céu. Eles mostraram as montanhas nevadas, as florestas densas e os desertos dourados. Valente estava encantada com a beleza e diversidade do nosso planeta.
E assim continuou a voar cada vez mais alto, até que finalmente chegou ao espaço. De lá, ela podia ver a Terra inteirinha, brilhando como uma joia azul no meio da escuridão. “Nossa, como ele é azul e lindo!” exclamou emocionada!
Ela ficou ali por um tempo, admirando a beleza do nosso planeta, sentindo-se feliz e realizada. Mas logo sentiu saudades de João e da loja de brinquedos. Valente então começou sua descida, flutuando de volta para a Terra.
Quando chegou ao chão, João a encontrou, ainda amarrada ao seu pulso. Ele sorriu e disse: “Que bom que você voltou, Valente! Estava com saudades de você.” Valente sorriu também, sabendo que, mesmo depois de todas as suas aventuras, seu lugar era ao lado de João.
E assim, a pequena bexiga Valente viveu feliz para sempre, sabendo que o mundo é vasto e belo, mas que o amor e a amizade são ainda mais preciosos.